A real problemática dos Conjuntos Habitacionais de Osasco

A Prefeitura de Osasco, há alguns anos, tem investido muito em um projeto habitacional que visa tirar diversas pessoas da situação de rua na cidade. Todavia, além do projeto ser mal planejado, os bairros são muito mal feitos.

Olhe o exemplo do Portal D'Oeste. O Portal D'Oeste é um bairro em construção na região do Bonança, que está sendo feito para reurbanizar aquele enorme trecho do bairro. Porém, o que têm sido feito na verdade, é criar apenas mais um "gueto" e um bairro sem estrutura ou qualquer acessibilidade na extrema periferia de Osasco.

Construir apartamentos não basta, seria necessário fazer um projeto urbano de proporções grandes para "reurbanizar" um bairro composto por comunidades irregulares. A criação de um novo local vai muito além de realocar pessoas que viviam em situação de risco, apartamentos em si, não trazem qualidade de vida, mas diversos fatores poderiam trazer.

Dentre os fatores está a criação de um centro comercial, para que as pessoas possam investir e abrir o seu comércio legalmente, com total fiscalização da prefeitura. Além de comércio, a Prefeitura poderia conceder apoios fiscais para que uma empresa de médio/ grande porte possa se instalar no local, gerando empregos praticamente do lado da casa dessas pessoas que tanto lutaram para ter algo próprio. Com empregos, comércio, e uma estrutura mínima de serviços públicos, o local deixaria de ser considerado uma "favela", e passaria a ser finalmente um bairro digno de se viver.


Postagens mais visitadas deste blog

Manual para se entender um osasquense

O extremo potencial turístico de Osasco

E se a Zona Norte de Osasco virasse mesmo uma cidade?