Manual para se entender um osasquense

Osasco
Foto: Marcos Rodrigues
Osasco é uma cidade peculiar, com cidadãos peculiares, e quem é de fora percebe isso na lata. Afinal, o que faz de você um osasquense raiz, facilmente identificável? 

São diversos fatores que fazem com que uma pessoa pertença a uma cidade ou determinada região, e no caso de nós, osasquenses, além dos costumes, temos diversos comportamentos padrões que serão identificados neste artigo. 

Esta lista de costumes vai dizer o quão Osasquense você é. Deixe nos comentários a quantos requisitos você atende, quanto maior for a sua pontuação, mais raiz você é!


  • Eu posso criticar a minha cidade, mas quem é de fora não pode não!
Falamos mal, criticamos de todas as formas possíveis, mas amamos a nossa Osasco, e não aceitamos de forma alguma que pessoas oriundas de outras cidades falem mal do nosso lar doce lar. É irritante, não é mesmo? Eu mesmo já comprei várias brigas para defender o mágico mundo de Oz.

Bela Vista

  • Quando você recebe visitas de fora e sai para dar uma volta, faz de tudo para mostrar todos os pontos que conhece da cidade.
"Olha! Ali fica o local de onde saiu o primeiro voo do Brasil!", "Aquele foi o Shopping que explodiu nos anos 90", "O dogão daquele tio é simplesmente delicioso!", "O SBT fica ali na frente, sabia?", "Olha! Ali é a Sede do Banco Bradesco!"... Todos os osasquenses tem o dom natural de serem guias turísticos. Quem é a CVC perto de um osasquense?


    SuperShopping Osasco
  • Aqui em Oz, não chamamos nenhum dos Shoppings existentes pelo seu nome completo.
SuperShopping vira SS, Shopping União de Osasco vira União, Osasco Plaza Shopping, vira Plaza ou Shopping Boom! E Shopping Continental vira Continental (e não venha dizer que o Continental não fica em Osasco, é tudo a mesma coisa). Aliás, sejam Bem Vindos a Capital Nacional dos Shoppings Centers.


Gafisa

  • Temos que explicar que Osasco é uma cidade. Uma cidade com bairros muito ricos e bairros muito pobres.
Quem é de São Paulo costuma achar que Osasco é uma favela só. MAS NÃO É BEM POR AÍ, PAULISTANOS, somos cheios de quebradas sim, mas temos muitos bairros por aqui que dão de 10 em muitos bairrinhos aí pela capital. Não se esqueçam que um dos únicos campos de Golf do Brasil fica aqui em Osascão, meu! Faço questão mesmo de apresentar todos os bairros bons da nossa cidade pra mudar um pouco essa imagem negativa que todos tem. 


Osasco
Avenida dos Autonomistas

  • Temos que explicar sempre também que Osasco não é São Paulo, mas também não é interior!
DEFINITIVAMENTE, OSASCO NÃO É INTERIOR! Do outro lado da rua já é São Paulo, rapaz, tá achando o que? Somos uma das poucas cidades Paulistas a ter duas linhas de trem, fora os ônibus da EMTU que vão para todos os pontos da Capital! (Alguns tem até Ar Condicionado hehehe). Opa! Esqueci de mencionar: Somos a Segunda maior economia do Estado, dá um valor aí!


Vila Yolanda
Vila Yolanda

  • Você pode morar no City Bussocaba, mas o sempre vai chamar seu bairro de "Minha Quebrada".
Você pode ser rico, pobre, classe média, ou muito bilionário, mas sempre vai se referir ao seu bairro como "Minha quebrada". "E vê se não fala mal da minha quebrada, mano!". Pode parecer pejorativo, mas não passa de um mero apelido carinhoso u_u, afinal, não é só quebrada, é a MINHA quebrada! E quer saber? Oz é a Minha quebrada e com essa cidade ninguém mexe.


Osasco
Visão Oeste

  • Falar o nome dos bairros certo é pra gente poser, aqui a gente abrevia e da apelidos (ou falamos errado mesmo), porque é o que há.
Vila Yara vira Viliara, Vila Yolanda vira Vilholanda, Piratininga vira Pira, Rochdale vira Rochd'agua (ou pronunciam "Rochdeial", como ficaria em inglês), Jaguaribe vira Jaguar ou Jaguara, Jardim Veloso vira Velosão, Além do famoso Centro que chamamos de Osasco né, o que nos leva a outro tópico.


Osasco
Calçadão de Osasco

  • Ninguém aqui vai pro centro, todos vão para Osasco!
O Centro de Osasco não se chama "centro", se chama Osasco! Absolutamente NINGUÉM que mora em Osasco, se refere à região central como centro, apenas como Osasco. Mas isso tem explicação: Antigamente Osasco era um bairro de São Paulo. A cidade sempre foi um polo industrial e comercial muito forte, o que fazia com que as pessoas da região oeste fossem muito ao "centro". A mania de dizer "vou à Osasco" se perpetuou por diversas gerações.


Centro Velho
Estação da Luz

  • Ninguém aqui vai para São Paulo, a maioria vai para o "centro" ou para a "cidade"!
Poucas pessoas, principalmente dentre os mais antigos, se referem a Capital Paulista como "São Paulo", muitos dizem "centro", ou "cidade". Outra mania de bairro que se perpetuou pelas gerações. Osasco tem apenas 55 anos, ou seja, há pessoas mais antigas que a própria cidade, e que ainda têm enraizado que Oz é um mero bairro de São Paulo. 


Cidade de Deus
Cidade de Deus

  • Morando em Osasco, ou você tem algum vínculo com o Banco Bradesco, ou conhece alguém que tenha!
Osasco foi a cidade escolhida para sedear o Banco Bradesco, um dos maiores bancos do país. Ou seja, muitas pessoas que moram em Osasco e região, almejam ou trabalham no complexo Cidade de Deus. Além dos muitos alunos das duas Fundações Bradesco da cidade, né? No Jardim Conceição e na Vila Campesina. 


Paulista

  • Se você nasceu em São Paulo, faça questão de esfregar isso na cara de todo mundo.
Isso é muita falta de bairrismo, mas acontece. Infelizmente, Osasco só foi ter uma opção boa de verdade de hospitais particulares em 2015, quando a Rede São Luís comprou o Sino Brasileiro. Nos outros hospitais, você depende da sorte. E cá entre nós, é legal ter um "Naturalidade: São Paulo, SP" no seu Registro Geral, né não? 


Bandeira de Caracas

  • Todo osasquense que é osasquense, fala mal de Carapicuíba.
Carapicuíba foi a cidade escolhida para ser zoada por todos os osasquenses, não sabemos ao certo o porquê, levando em conta que na nossa região, há cidades que não tem nem McDonalds (Cof JANDIRAAAA), e agora, Caracas tem até Shopping (enfim o união ficará vazio rs - ZOEIRA). Mas no fundo, todos amamos Carapicuíba.


Foto: Gafisa

  • Osasquense que é osasquense nunca sabe o bairro em que mora
"Na conta de água vem como Adalgisa, na de luz vem Umuarama, mas o CEP diz que é Parque dos Príncipes". É difícil saber o nome certo do teu bairro quando se mora em Osasco. Cada fonte diz alguma coisa, eu mesmo, moro no Vila Yolanda, num local conhecido como Jardim Cacique, mas pelas redes de fast food, é Jardim Iracema, e aí? Qual será o certo?


Shopping União

  • Aqui em Osasco, tudo (ou quase) pode ser resolvido em um dos nossos Shoppings
Quer um SPA? Vá no SuperShopping. Poupatempo? Vá no União. Comprar uma chácara? Vá no Shopping Plaza. Fazer intercâmbio? Vá no Pátio Osasco. Ir numa feira de artesanato? Vá no Continental. 

Os Shoppings de Osasco são tão completos, que um deles tem até uma clínica Lavousier, que por sinal, fica ao lado de um Poupatempo e de um corredor cheio de cursos. Curioso, não? Parece uma mini cidade.


Outras palavras:
Oz = Osasco
Dogão ou Dog = Cachorro Quente
Busão ou Bus= Ônibus
Ponte Metálica = Viaduto Reinaldo de Oliveira
Ponte do Piratininga = Ponte da qual eu esqueci o nome e liga a ZN a ZS

E aí, o quão Osasquense você é?

Postagens mais visitadas deste blog

O extremo potencial turístico de Osasco

E se a Zona Norte de Osasco virasse mesmo uma cidade?